O editor(a) de vídeo independente é o profissional que atua na edição de filmes que envolvem telecinagem, com a transposição do filme em película para fita. 

O trabalho do editor(a) de vídeo independente também envolve a colocação de títulos e legendas, edição dos créditos, animação, além de efeitos especiais.  

Editor(a) de vídeo independente pode abrir MEI? 

A resposta é positiva! Sim, o editor(a) de vídeo independente pode ser MEI, afinal, sua função está inserida na Classificação Nacional de Atividades Econômicas. 

MEiShop Meu Negócio - serviços para o MEI

Para exercer sua profissão como MEI, este autônomo deve utilizar o CNAE 5912-0/99 – Atividades de pós-produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão não especificadas anteriormente.

Ainda neste texto, será possível conferir todos os detalhes da hierarquia desta subseção, bem como suas atividades secundárias. 

Dúvidas comuns sobre a atividade de editor(a) de vídeo independente MEI

Formalizar uma atividade pode ser motivo de insegurança para muitos profissionais, afinal, existe muita burocracia e a carga tributária chega a assustar. 

Contudo, o MEI é uma modalidade bastante descomplicada e, desde 2008, ajuda milhões de brasileiros a trabalhar de forma legalizada.

Veja abaixo todas as informações sobre esta categoria. 

– Quais são as formas de atuação do editor(a) de vídeo independente MEI?

O MEI editor de vídeo independente pode atuar em 15 tipos de atividades nesta subseção, tais como o processamento e montagem de filmes cinematográficos, laboratórios especiais para filmes de animação e edição de créditos de filmes. 

Este microempreendedor individual também pode realizar serviços de edição de vídeos e filmes, recuperação, restauração e manutenção de filmes cinematográficos, inserção de títulos e créditos, edição de animações, além de efeitos especiais. 

O editor(a) de vídeo independente tem atribuições muito importantes no meio audiovisual, por isso, possuir um bom conhecimento técnico é essencial para esta função. 

– Como abrir MEI para editor(a) de vídeo independente?

Depois de entender o que faz o editor de vídeo independente, chegou o momento de conhecer a parte prática de como abrir um MEI. 

Veja a seguir o passo a passo completo: 

  • Acesse o Portal do Empreendedor e, na página inicial, selecione o quadro “Quero ser MEI”. Em seguida, clique na opção “Formalize-se”;
  • Faça o seu cadastro preenchendo todos os dados solicitados pela plataforma e não esqueça de escolher corretamente o CNAE de editor(a) de vídeo independente 5912-0/99;
  • Depois disso, o sistema vai gerar automaticamente o Certificado MEI, que fornece o seu CNPJ; 
  • A etapa final consiste em registrar o CNPJ do seu negócio na prefeitura de sua cidade. Este cadastro permite que você emita notas fiscais de seus serviços. 

Pronto! Cumprindo esse procedimento, você já pode iniciar seu trabalho como microempreendedor individual e se beneficiar das características deste modelo.

– Como funciona o MEI para editor(a) de vídeo independente?

A facilidade de abertura do MEI se estende às obrigações fiscais de seus profissionais. 

Todos os meses, o editor(a) de vídeo independente MEI paga imposto em formato de contribuição com valor fixo, é o conhecido boleto DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional).

O microempreendedor individual deve ainda fazer a Declaração Anual de Faturamento, chamada de DASN-SIMEI. O prazo de entrega termina sempre no dia 31 de maio de cada ano. 

Além disso, para permanecer nesta modalidade de pessoa jurídica é necessário cumprir três requisitos básicos:

  • Contratar apenas um funcionário para o negócio em regime CLT;
  • Não ser sócio, titular ou administrador de outra empresa;
  • Possuir um faturamento anual de até R$ 81 mil.

Estar dentro dessas exigências permite ao MEI editor de vídeo independente desfrutar das vantagens que esta modalidade pode oferecer.

– Quais os benefícios do MEI editor(a) de vídeo independente?

O pagamento em dia do boleto DAS garante ao editor de vídeo independente MEI o acesso a direitos previdenciários bem importantes para qualquer pessoa, tais como aposentadoria, salário maternidade e auxílio doença.

O MEI ainda possui crédito facilitado em diversos bancos, caso precise de empréstimo para seu negócio.

– O que não se encaixa nas atividades de editor(a) de vídeo independente?

O CNAE de editor(a) de vídeo independente não abrange atividades como serviços de mixagem sonora de filmes cinematográficos, vídeos e gravações de programas de televisão, além do processamento de filmes fotográficos.

Veja nas tabelas abaixo as informações completas desta subseção. 

Atividades permitidas para Editor(a) de vídeo independente MEI

Código Descrição
5912099 Serviços de montagem de filmes
5912099 Reprodução de cópias de filmes cinematográficos em película
5912099 Edição de filmes em película
5912099 Edição de créditos em filmes
5912099 Duplicação de filmes cinematográficos
5912099 Colocação em filmes legendas, títulos
5912099 Serviços de recuperação de filmes cinematográficos
5912099 Reprodução de cópias de filmes cinematográficos em película
5912099 Laboratórios cinematográficos
5912099 Serviços de efeitos especiais para filmes cinematográficos
5912099 Manutenção de filmes cinematográficos restauração
5912099 Animação em filmes
5912099 Laboratório de animação de filmes
5912099 Telecinagem

CNAE Editor(a) de vídeo independente MEI

Hierarquia de atividades
Seção J Informação e comunicação
Divisão 59 Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música
Grupo J Informação e comunicação
Classe 59120 Atividades de pós-produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão
CNAE 5912099 Atividades de pós produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão não especificadas anteriormente

Ferramentas para a atividade de editor(a) de vídeo independente MEI 

O trabalho do editor(a) de vídeo independente MEI requer o uso de tecnologia avançada, afinal, se trata de uma área em que é fundamental ter qualidade de imagem e efeitos visuais.

Por isso, entre os equipamentos indispensáveis deste microempreendedor individual estão um computador potente, telas com ótima resolução e tamanho, softwares avançados de edição e uma boa ilha de edição. 

Outro ponto importante que o editor(a) de vídeo independente precisa ficar atento é em relação às novidades e atualizações do mercado audiovisual, assim, poderá estar sempre na vanguarda das tendências deste meio.