O profissional que trabalha como fotógrafo(a) aéreo independente é responsável por registrar imagens aéreas para certas finalidades, utilizando equipamentos específicos.

Dentre as responsabilidades do(a) fotógrafo(a) aéreo independente destacam-se a captação de imagens para publicidade e fins comerciais.

Fotógrafo(a) aéreo independente pode ser MEI?

Se está em dúvidas quanto à possibilidade do(a) fotógrafo(a) aéreo independente se tornar MEI, saiba que sim, é totalmente possível.

MEiShop Meu Negócio - serviços para o MEI

Na hora do cadastro para abrir o MEI, você deve escolher o CNAE de fotografia aérea 7420-0/02 – Atividades de produção de fotografias aéreas e submarinas.

Dúvidas comuns sobre a atividade de fotógrafo(a) aéreo independente MEI

Muitas dúvidas surgem para o profissional que pretende formalizar sua atuação, mas tem receio das burocracias que podem impedir o crescimento do pequeno negócio.

Com o objetivo de esclarecer todos os pontos, vamos mostrar abaixo as respostas das questões mais comuns envolvendo o tema. Acompanhe conosco.

Quais são as formas de atuação do fotógrafo(a) aéreo independente MEI?

Muitos que pretendem entrar neste ramo têm dúvidas sobre o que é um(a) fotógrafo(a) aéreo independente MEI, e portanto, nada mais justo do que dar explicações.

O profissional da área é responsável por registrar imagens aéreas de diversos locais, para algumas finalidades.

Dentre as mais conhecidas, estão a captação de imagens para fins publicitários e comerciais, prestando serviços para empresas.

Como abrir um MEI para se tornar fotógrafo(a) aéreo independente?

A única coisa que você vai precisar para se tornar um microempreendedor individual é acesso à internet. Sim, não será necessário se deslocar a algum ponto físico para fazer isso, já que o processo é 100% online.

Dessa forma, basta acessar o Portal do Empreendedor, que é o canal oficial do Governo Federal. Aí, você deve clicar em “Quero ser MEI”, e depois escolher a opção “Formalize-se”.

Preencha o cadastro com seus dados pessoais e depois informe o código da sua área que pertence à Classificação Nacional de Atividades Econômicas, que no caso, é o CNAE de fotógrafo aéreo independente 7420-0/02 – Atividades de produção de fotografias aéreas e submarinas.

Feito isso, é só emitir o Certificado MEI, entrar em contato com a prefeitura da cidade onde mora, registrar seu CNPJ, e pronto! Você já está preparado para trabalhar na área.

Lembrando que o processo é totalmente gratuito, então além de ser prático, não exige o pagamento de absolutamente nenhuma taxa.

Como funciona o MEI para fotógrafo(a) aéreo independente?

Ao se tornar um microempreendedor individual, o(a) fotógrafo(a) aéreo independente MEI poderá usufruir de muitos benefícios sociais e previdenciários, dentre eles a aposentadoria por invalidez e até mesmo licença-maternidade, se necessário.

Mas antes de tudo, é preciso analisar se você se encaixa nos seguintes pré-requisitos:

  • Contratar apenas um funcionário como CLT
  • Não ser sócio ou dono de outra empresa; 
  • Ter um faturamento anual de, no máximo, R$ 81 mil;

Outro ponto importante que precisa ser ressaltado é que fotógrafo(a) aéreo independente MEI paga imposto, mas com valores bem acessíveis para o microempreendedor dessa área.

Assim, para conseguir desfrutar de muitos benefícios, você terá que estar em dia com suas obrigações mensais e anuais, como o DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), um boleto que contém tributos como o INSS, e o DASN-SIMEI, a declaração anual de faturamento.

Ao pagar corretamente todos os documentos, você terá um negócio regularizado perante as autoridades e muito mais credibilidade junto aos seus clientes.

Além disso, sendo MEI, você encontra condições especiais para solicitar crédito junto a bancos e instituições financeiras. Ou seja, você só tem vantagens se tornando um microempreendedor individual.

O que não se encaixa nas atividades de fotógrafo(a) aéreo independente MEI?

Qualquer atividade que fuja do escopo do(a) fotógrafo(a) aéreo independente não se encaixa dentro de seu CNAE, e portanto, não pode ser realizada. 

Um exemplo é o serviço de aerofotogrametria, que está relacionado ao mapeamento de terrenos e a captação de imagens topográficas. Essa atividade possui outro CNAE específico.

A seguir, você confere os detalhes sobre a hierarquia desta subclasse.

Atividades permitidas para Fotógrafo(a) aéreo independente MEI

Código Descrição
7420002 Serviços de fotografia aérea
7420002 Serviços de fotografia submarina
7420002 Serviços de fotografia aérea para publicidade
7420002 Serviços de fotografia submarina para publicidade

CNAE Fotógrafo(a) aéreo independente MEI

Hierarquia de atividades
Seção M Atividades profissionais, científicas e técnicas
Divisão 74 Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
Grupo M Atividades profissionais, científicas e técnicas
Classe 74200 Atividades fotográficas e similares
CNAE 7420002 Atividades de produção de fotografias aéreas e submarinas

Ferramentas para a atividade de fotógrafo(a) aéreo independente MEI


Um dos equipamentos mais utilizados para atuar nesta área é o drone, ideal para registrar imagens de cima e com boa altitude. E o melhor é que existem várias opções no mercado, então também é possível adquiri-lo com preços mais acessíveis.

Quer conferir mais dicas sobre a profissão de fotógrafo independente? Confira tudo aqui!