O profissional que trabalha como fotógrafo(a) submarino independente é responsável por fazer registros fotográficos de rios, mares, lagos ou em ambientes controlados, embaixo d’ água.

Assim, o trabalho do(a) fotógrafo(a) submarino independente pode ter os mais variados fins, como registrar vida animal, fazer anúncios publicitários, etc.

Fotógrafo(a) submarino independente pode ser MEI?

Se chegou até aqui, é porque está interessado em saber mais sobre o assunto. Então, sim, o(a) fotógrafo(a) submarino independente pode ser MEI, contanto que ele(a) faça o cadastro de maneira correta.

MEiShop Meu Negócio - serviços para o MEI

Na hora de abrir o MEI, você deve escolher o CNAE de fotografia submarina 7420-0/02 – Atividades de produção de fotografias aéreas e submarinas, no campo indicado para isso.

A seguir, você confere todos os detalhes sobre como se tornar um microempreendedor individual.

Dúvidas comuns sobre a atividade de fotógrafo(a) submarino independente MEI

Muitas pessoas ficam interessadas em abrir um MEI e regularizar a atuação, mas por conta de supostas burocracias que podem surgir no caminho, acabam desistindo de seguir em frente.

Entretanto, saiba que você não precisa ter receio algum, pois este é o modelo de pessoa jurídica mais seguro e transparente que existe para quem é autônomo ou que possui um pequeno negócio.

E o melhor de tudo é que o processo é feito de maneira 100% online.

Quais são as formas de atuação do fotógrafo(a) submarino independente MEI?

Como explicado no início deste artigo, o(a) fotógrafo(a) submarino independente MEI é responsável por captar imagens de rios, mares, lagos ou de ambientes controlados, embaixo d’ água.

Dessa forma, ele(a) pode querer tanto registrar a vida marinha animal quanto realizar imagens para fins comerciais ou publicitários.

Como abrir um MEI para se tornar fotógrafo(a) submarino independente?

Agora é hora de entender o passo a passo de como se tornar oficialmente um(a) fotógrafo(a) independente MEI, vamos lá.

Primeiro, verifique se o seu negócio se encaixa nos seguintes pré-requisitos:

  • Contratar apenas um funcionário como CLT
  • Não ser sócio ou dono de outra empresa; 
  • Ter um faturamento anual de, no máximo, R$ 81 mil;

Caso a resposta seja positiva para os três, é só acessar o Portal do Empreendedor, que pode ser facilmente encontrado em uma busca simples pela internet. Depois, clique em “Quero ser MEI” e em seguida na opção “Formalize-se”.

Preencha todos os campos com seus dados pessoais e depois informe o CNAE de fotógrafo(a) submarino independente 7420-0/02 – Atividades de produção de fotografias aéreas e submarinas.

Após essa etapa, você deve imprimir o Certificado MEI que será elaborado, e entrar em contato com a prefeitura de sua cidade para registrar o CNPJ.



Como funciona o MEI para fotógrafo(a) submarino independente?


Quando você se torna um microempreendedor individual, garante uma credibilidade muito maior perante o público e potenciais clientes, além de possibilitar seu acesso a muitos benefícios sociais.

Dentre esses benefícios, destacam-se o auxílio-doença, aposentadoria por idade ou invalidez, licença-maternidade e até mesmo pensão por morte, caso um dia precise.

Outro ponto importante que precisa ser ressaltado é que fotógrafo(a) submarino independente MEI paga imposto, mas deixando claro que você fará isso para manter seu negócio dentro da lei e garantido pelo governo.

Você deve estar em dia com suas obrigações mensais e anuais, como o DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), um boleto que contém tributos como o INSS, e a declaração anual de faturamento, chamado de DASN-SIMEI.

Caso um dia precise solicitar um empréstimo em instituições financeiras, encontrará muito mais facilidade e até mesmo condições especiais para pagar suas dívidas, sendo MEI.

O que não se encaixa nas atividades de fotógrafo(a) submarino independente MEI?

Ao utilizar o CNAE de fotógrafo(a) submarino independente MEI, você deverá atuar somente nessa área, e evitar quaisquer atividades que não estejam contempladas.

Mesmo que estejam dentro do mesmo CNAE, o(a) fotógrafo(a) aéreo independente MEI possui outras atribuições e responsabilidades. Saiba separar as duas coisas, assim você será um profissional muito mais assertivo.

Veja a seguir mais detalhes sobre a subclasse desta profissão.

Atividades permitidas para Fotógrafo(a) submarino independente MEI

Código Descrição
7420002 Serviços de fotografia aérea
7420002 Serviços de fotografia submarina
7420002 Serviços de fotografia aérea para publicidade
7420002 Serviços de fotografia submarina para publicidade

CNAE Fotógrafo(a) submarino independente MEI

Hierarquia de atividades
Seção M Atividades profissionais, científicas e técnicas
Divisão 74 Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
Grupo M Atividades profissionais, científicas e técnicas
Classe 74200 Atividades fotográficas e similares
CNAE 7420002 Atividades de produção de fotografias aéreas e submarinas

Ferramentas para a atividade de fotógrafo(a) submarino independente MEI

Para atuar na área da maneira mais profissional possível, é necessário ter uma câmera adequada que possa registrar imagens embaixo d’água. No mercado, você encontra diversas opções com recursos subaquáticos e que oferecem baterias de longa duração.

Investir em cursos do segmento também é essencial se quiser aprimorar suas habilidades técnicas e conseguir melhores serviços.