O profissional que atua como locador(a) de fitas de vídeo, dvds e similares independente MEI trabalha diretamente no aluguel de filmes, shows, documentários, obras musicais em diversas mídias, como fitas cassetes, dvds, Bluray, cds e etc. 

Veja mais detalhes a seguir como regularizar a atuação do(a) locador(a) de fitas de vídeo, dvds e similares independente MEI.

Locador(a) de fitas de vídeo, dvds e similares independente pode ser MEI?

Esta profissão consta atualmente na Classificação Nacional de Atividades Econômicas, e por conta disso, o(a) locador(a) de fitas de vídeo, dvds e similares independente pode ser MEI.

MEiShop Meu Negócio - serviços para o MEI

Dessa forma, basta entrar no Portal do Empreendedor para realizar o cadastro, e assinalar no campo determinado o CNAE 7722-5/00 – Aluguel de fitas de vídeo, dvds e similares. 

É essencial que você siga corretamente esta instrução para conseguir trabalhar na área de maneira regularizada e sem problemas.

Dúvidas comuns sobre a atividade de locador(a) de fitas de vídeo, dvds e similares independente MEI

Quando se está pesquisando as melhores maneiras de trabalhar dentro da lei, é normal achar que o processo contará com muita burocracia e lentidão, já que o serviço público no Brasil não possui boa fama neste sentido.

Mas ao contrário do que se está imaginando, o MEI é um modelo de pessoa jurídica bastante transparente e simples de ser feito e finalizado, já que ele busca simplificar a vida do trabalhador de diversas maneiras.

Acompanhe esta matéria até o fim e entenda melhor o que estamos falando.

– Quais as formas de atuação do(a) locador(a) de fitas de vídeo, dvds e similares independente MEI?

A demanda deste segmento caiu bastante nos últimos anos devido à popularização de inúmeros serviços de streaming, mas ainda há quem goste e trabalhe com o aluguel de dvds, principalmente para fins acadêmicos e pedagógicos.

Dessa maneira, o(a) locador(a) de fitas de vídeo, dvds e similares independente MEI atua no aluguel de filmes, shows, documentários e obras musicais em diversas mídias, como fitas cassetes, dvds, Bluray, cds e etc.

– Como abrir um MEI para se tornar locador(a) de fitas de vídeo, dvds e similares independente MEI?

Como falamos, o processo para se tornar um microempreendedor individual é muito simples, e para isso, é preciso acessar o site do Portal do Empreendedor.

Depois, você deve clicar em “Quero Ser MEI” e selecionar a opção “Formalize-se”.

Lá, você terá que informar alguns dados pessoais, como CPF, RG, título de eleitor e depois inserir o CNAE 7722-5/00 – Aluguel de fitas de vídeo, dvds e similares

Aí é só fazer o download do Certificado MEI que será emitido e entrar em contato com a prefeitura de seu município para abrir o CNPJ. Dependendo de onde reside, você terá que fazer isso presencialmente ou pela internet.

– Como funciona o MEI para locador(a) de fitas de vídeo, dvds e similares independente MEI?

Para ser um microempreendedor individual devidamente regularizado, é preciso ficar de olho se você se encaixa nos seguintes requisitos:

  • Ter um faturamento anual que não ultrapasse R$81 mil; 
  • Não ser dono, sócio ou gerenciar qualquer outra empresa;
  • Contratar até um funcionário registrado como CLT;

Além disso, caso precise emitir notas fiscais, é preciso se tornar MEI, pois caso contrário, pode ter problemas com as entidades de fiscalização.

O(A) locador(a) de fitas de vídeo, dvds e similares independente MEI paga imposto, porém, ao estar em dia com todas as obrigações, garante o direito de usufruir de aposentadoria por idade ou invalidez, licença-maternidade, auxílio-doença e muito mais.

É necessário pagar um valor mensal em forma de boleto conhecido como DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional). Ele possui valor fixo e reúne alguns tributos, incluindo o INSS.

Outra obrigação é entregar a declaração anual de faturamento, também conhecida como DASN-SIMEI.

– O que não se encaixa nas atividades de locador(a) de fitas de vídeo, dvds e similares independente MEI?

Ao utilizar este CNAE, você terá que trabalhar somente com o aluguel de filmes fictícios, documentários, musicais e shows a pessoas físicas, e de maneira alguma distribuir filmes para produtoras, estúdios e redes de cinemas, já que esta atividade possui um CNAE específico e diferente.

Veja a estrutura completa desta subseção nas tabelas abaixo.

CNAE Locador(a) de fitas de vídeo, dvds e similares independente MEI

Hierarquia de atividades
Seção
Divisão
Grupo
Classe
CNAE

Ferramentas para ser locador(a) de fitas de vídeo, dvds e similares independente MEI

Para trabalhar neste segmento de maneira adequada, é preciso ter um local, seja físico ou online, a fim de divulgar o catálogo de filmes que poderão ser alugados. 

Ter uma boa estratégia de marketing também é essencial a fim de impulsionar o negócio do locador(a) de fitas de vídeo, dvds e similares independente MEI.