A área de construção civil possui diversas oportunidades, e dentre elas, está a de locador(a) de máquinas e equipamentos para construção sem operador, exceto andaimes independente.

Sendo locador(a) de máquinas e equipamentos para construção sem operador, exceto andaimes independente, você irá atuar no aluguel de máquinas e equipamentos para construção, tais como betoneiras, tratores, escavadeiras, motoniveladoras e muito mais.

Locador(a) de máquinas e equipamentos para construção sem operador, exceto andaimes, independente pode ser MEI?

O profissional que atua como locador(a) de máquinas e equipamentos para construção sem operador, exceto andaimes, independente pode ser MEI, já que esta ocupação não possui um órgão regulamentador, estando dentro da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE).

MEiShop Meu Negócio - serviços para o MEI

Assim, você deve indicar o CNAE 7732-2/01 – Aluguel de máquinas e equipamentos para construção sem operador, exceto andaimes, quando se cadastrar no sistema do MEI.

Ao longo deste texto, você irá entender melhor o que faz esta profissão e como se tornar um microempreendedor individual de sucesso.

Dúvidas comuns sobre a atividade de locador(a) de máquinas e equipamentos para construção sem operador, exceto andaimes, independente MEI

Abrir um MEI para ser locador(a) de máquinas e equipamentos para construção sem operador, exceto andaimes, independente, pode gerar muitas dúvidas à princípio, por conta das burocracias que podem surgir no processo.

Mas, ao contrário dos grandes negócios, o microempreendedor individual encontra uma facilidade muito maior, já que os procedimentos são todos feitos pela internet, de maneira ágil e transparente. Saiba mais nos tópicos a seguir.

Quais as formas de atuação do(a) locador(a) de máquinas e equipamentos para construção sem operador, exceto andaimes, independente MEI?

Ao se cadastrar e se tornar um(a) locador(a) de máquinas e equipamentos para construção sem operador, exceto andaimes, independente MEI, será responsável pelo aluguel de inúmeros equipamentos para empresas de construção civil.

Dentre eles estão betoneiras, tratores, escavadeiras, motoniveladoras, perfuradoras de solo, e etc.

Como abrir um MEI para se tornar locador(a) de máquinas e equipamentos para construção sem operador, exceto andaimes, independente?

Antes de se tornar um profissional regularizado, é preciso verificar se o seu negócio se encaixa nas seguintes exigências:

  • Ter um faturamento anual que não ultrapasse R$81 mil; 
  • Não ser dono, sócio ou gerenciar qualquer outra empresa;
  • Contratar até um funcionário registrado como CLT;

Cumprindo todos esses pré-requisitos, é só fazer o cadastro no Portal do Empreendedor.

Depois, clique no campo “Quero Ser MEI” e acesse a opção “Formalize-se”.

Lá, você terá que informar dados pessoais como RG, CPF, título de eleitor e também o CNAE de locador(a) de máquinas e equipamentos para construção sem operador, exceto andaimes, independente 7732-2/01 – Aluguel de máquinas e equipamentos para construção sem operador, exceto andaimes.

Depois de concluir o cadastro, imprima o Certificado MEI e entre em contato com a prefeitura de sua cidade para registrar o CNPJ.

Como funciona o MEI para locador(a) de máquinas e equipamentos para construção sem operador, exceto andaimes, independente?

Com sua atividade devidamente regularizada, o seu pequeno negócio terá muito mais credibilidade, uma vez que possíveis clientes irão ver que tudo está dentro dos conformes da lei.

Mas saiba que o(a) locador(a) de máquinas e equipamentos para construção sem operador, exceto andaimes, independente MEI paga imposto, tendo que cumprir certas obrigações, caso queira ter acesso a benefícios do governo, como aposentadoria, auxílio-doença e salário-maternidade.

Além disso, sendo MEI você também pode ter condições especiais em bancos e instituições financeiras na hora de solicitar crédito. 

Dessa forma, é necessário pagar um valor mensal em forma de boleto, conhecido como DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional). Esse documento possui um valor bem acessível e reúne alguns tributos, incluindo o INSS.

Outra obrigação que terá que assumir é a declaração anual de faturamento, também conhecida como DASN-SIMEI, que visa fiscalizar o limite máximo de R$81 mil ao ano.


O que não se encaixa nas atividades de locador(a) de máquinas e equipamentos para construção sem operador, exceto andaimes, independente MEI?

Ao se cadastrar como locador(a) de máquinas e equipamentos para construção sem operador, exceto andaimes, independente MEI, você terá que atuar apenas no mercado de aluguel de equipamentos para construção sem operador.

Por conta disso, não estará autorizado a trabalhar com o aluguel de máquinas para construção e demolição com operador e também o aluguel de andaimes e plataformas de trabalho, sem montagem e desmontagem, por exemplo.

Veja mais detalhes sobre esta atividade nas tabelas a seguir.

Atividades permitidas para Locador(a) de máquinas e equipamentos para construção sem operador, exceto andaimes, independente MEI

Código Descrição
7732201 Aluguel de, locação de guindastes, empilhadeiras para construção civil, sem operador
7732201 Aluguel de, locação de caçambas, não associada à retirada ou à disposição de resíduos
7732201 Aluguel de, locação de motoniveladores para construção sem operador
7732201 Arrendamento sem opção de compra de máquinas e equipamentos para construção, sem operador
7732201 Leasing operacional de máquinas e equipamentos para construção sem operador
7732201 Aluguel de, locação de máquinas de terraplenagem sem operador
7732201 Aluguel de, locação de máquinas e equipamentos para construção sem operador, exceto andaimes
7732201 Aluguel de, locação de betoneiras
7732201 Aluguel de, locação de tratores para construção sem operador
7732201 Aluguel de, locação de escavadoras para construção sem operador

CNAE Locador(a) de máquinas e equipamentos para construção sem operador, exceto andaimes, independente MEI

Hierarquia de atividades
Seção N Atividades administrativas e serviços complementares
Divisão 77 Aluguéis não-imobiliários e gestão de ativos intangíveis não-financeiros
Grupo N Atividades administrativas e serviços complementares
Classe 77322 Aluguel de máquinas e equipamentos para construção sem operador
CNAE 7732201 Aluguel de máquinas e equipamentos para construção sem operador, exceto andaimes

Ferramentas para a atividade de locador(a) de máquinas e equipamentos para construção sem operador, exceto andaimes, independente MEI

Para exercer sua profissão da maneira mais adequada possível, será necessário atuar em duas frentes: a física e a digital.

Na parte física, ter uma loja, galpão ou armazém para guardar os equipamentos é essencial, para que consiga retirar as máquinas e objetos que serão alugados. Já na parte digital, é importante que invista em redes sociais ou quem sabe em um site para divulgar e alavancar ainda mais seu pequeno negócio.