Promotor(a) de turismo local independente é o profissional que organiza e promove viagens, além de vender pacotes e serviços variados para turistas. 

A atuação do promotor de turismo local independente pode ser feita em um espaço próprio ou pela internet, onde pode alcançar um público mais amplo e, com isso, ter um rendimento maior. 

Promotor de turismo local independente pode abrir MEI? 

A boa notícia é que sim, o promotor de turismo local independente pode ser MEI e ter sua atividade formalizada sem burocracias e a cobrança de taxas. 

MEiShop Meu Negócio - serviços para o MEI

Para isso, deverá realizar sua inscrição no MEI usando o CNAE 7990-2/00 – Serviços de reservas e outros serviços de turismo não especificados anteriormente.

Ainda neste texto, você poderá conferir com detalhes a estrutura desta função em nossas tabelas. 

Dúvidas comuns sobre a atividade de promotor(a) de turismo local independente MEI

Antes de abrir seu negócio, é preciso pesquisar e entender como funciona o modelo de pessoa jurídica que você escolheu utilizar, afinal, o processo de abertura de uma empresa pode ser demorado, desgastante e caro. 

Contudo, o MEI promotor de turismo local independente não encontra este cenário em seu caminho. Com um sistema totalmente digital, a modalidade permite a formalização de atividades de maneira rápida, fácil e prática. 

Veja abaixo um guia completo com tudo o que você precisa saber sobre como ser um microempreendedor individual.

– Quais são as formas de atuação do promotor de turismo local independente MEI?

Neste tópico você vai entender o que é um promotor de turismo local independente e ver em quais áreas este profissional pode trabalhar. 

Este autônomo pode prestar serviços de informação e assistência a visitantes e organizações para a contratação de acomodação, de entretenimento e de locais para convenções, além de atividades de promoção de turismo local. 

Além disso, pode realizar atividades de assistência a turistas, inclusive dos órgãos de turismo nos níveis municipal, estadual e federal.

O MEI promotor(a) de turismo local independente 7990-2/00 pode ainda oferecer serviços de reservas relacionados a viagens (para transporte, hotéis, restaurantes, aluguel de carros, entretenimento e esportes).

E mais, é possível também fazer a venda títulos, com direito a uso por tempo determinado, de hotéis e outros alojamentos turísticos, bem como desempenhar atividades de reserva e venda de ingressos para teatro, cinema, shows e eventos de esportes, recreação e lazer.

– Como abrir MEI para promotor de turismo local independente?

Abrir o MEI é tão fácil, quanto gerir as demandas que esta categoria oferece. A começar pelo fato de que você precisa apenas ter um dispositivo com acesso à internet para realizar seu cadastro. 

Mas antes disso, confira as exigências que este modelo requer de seus integrantes, tanto de quem vai ingressar quanto daqueles que já participam.

  • Não ser titular, sócio ou administrador de outro negócio;
  • Contratar apenas um funcionário em regime CLT;
  • Ter faturamento anual de, no máximo, R$ 81 mil.

Se encaixa nesse perfil? Então, confira a seguir o passo a passo completo para se tornar promotor de turismo local independente MEI:

  • Acesse o Portal do Empreendedor, selecione a opção “Quero ser MEI” e clique em “Formalize-se”;
  • Preencha seus dados no sistema e indique o CNAE de promotor(a) de turismo local independente 7990-2/00;
  • Na sequência, a plataforma vai gerar o Certificado MEI, trazendo seu CNPJ e a comprovação de sua inscrição;
  • A etapa final consiste no registro do CNPJ na prefeitura de sua cidade. Este é um processo que também pode ser feito pela internet, dependendo de sua localidade. 

O cadastro na prefeitura é importante para que o empreendedor obtenha sua Inscrição Municipal e, assim, consiga emitir notas fiscais de seus serviços. 

– Como funciona o MEI para promotor de turismo local independente?

Depois de saber o que faz o promotor de turismo local independente e de como abrir o MEI, vamos explorar as obrigações fiscais que esta modalidade exige de seus participantes. 

A primeira delas é bem simples, trata-se da Declaração Anual de Faturamento (DASN-SIMEI), que está disponível no Portal do Empreendedor e deve ser entregue sempre até o dia 31 de maio. 

A segunda está ligada ao fato de que o promotor de turismo local independente MEI paga imposto em formato de contribuição mensal. 

O chamado boleto DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) tem valor fixo e seu pagamento garante ao microempreendedor individual o acesso a benefícios previdenciários, como auxílio doença e aposentadoria. 

Os integrantes da modalidade ainda contam com crédito facilitado em diversas instituições bancárias e juros mais baixos. 

– O que não se encaixa nas atividades de promotor de turismo local independente?

O MEI promotor de turismo local independente 7990-2/00 não engloba as atividades de agência de viagens e de operadores turísticos. 

Além disso, os serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas também não podem ser realizados com o uso deste código. 

Veja na sequência as informações completas desta subseção em nossas tabelas. 

Atividades permitidas para Promotor(a) de turismo local independente MEI

Código Descrição
7990200 Serviços de emissão e venda de passagens rodoviarias
7990200 Guichê de venda de passagens de ônibus
7990200 Venda de bilhetes de passagem para qualquer finalidade
7990200 Venda de títulos para hospedagem com desconto em hotéis próprios ou conveniados
7990200 Serviços de informações turísticas
7990200 Atividades de assistência a turistas, inclusive de órgãos municipais, estaduais e federais
7990200 Serviços de assistência a turistas
7990200 Serviços de reserva e venda de ingressos para recreação e lazer
7990200 Serviços de informação e assistência ao turismo
7990200 Serviços de assistência a viajantes
7990200 Venda de títulos de hospedagem para turismo
7990200 Promoção de turismo local
7990200 Serviços de reservas relacionadas a viagens
7990200 Atividades de venda de ingressos online
7990200 Cinemas e outras atividades artísticas agência de venda de ingressos para teatros
7990200 Venda de títulos de hotéis para turismo

CNAE Promotor(a) de turismo local independente MEI

Hierarquia de atividades
Seção N Atividades administrativas e serviços complementares
Divisão 79 Agências de viagens, operadores turísticos e serviços de reservas
Grupo N Atividades administrativas e serviços complementares
Classe 79902 Serviços de reservas e outros serviços de turismo não especificados anteriormente
CNAE 7990200 Serviços de reservas e outros serviços de turismo não especificados anteriormente

Ferramentas para a atividade de promotor de turismo local independente MEI 

O promotor de turismo local independente MEI deve investir em computador e um bom celular para desempenhar seu trabalho. Seu perfil nas redes sociais também precisa refletir os diferenciais de seus serviços. 

Caso opte por ter um espaço para receber seus clientes, precisará adquirir mesa, cadeira, cafeteira, filtro de água, copos, xícaras e até mesmo um sofá para espera. 

Este profissional pode ainda fazer parceria com o comércio de sua cidade, deixando panfletos para que os turistas conheçam sua atividade com mais facilidade.