O instrutor(a) de informática independente é o profissional que atua no ensino dos mais variados programas ou softwares de informática. 

Em seu nicho de mercado, o instrutor(a) de informática independente deve estar sempre antenado às novidades e atualizações que os programas recebem, dessa forma, pode as novas funcionalidades a seus alunos. 

Instrutor(a) de informática independente pode abrir MEI? 

A boa notícia é que sim, o instrutor(a) de informática independente pode ser MEI e ter a possibilidade de formalizar sua atividade digitalmente, como está habituado em seu dia a dia. 

MEiShop Meu Negócio - serviços para o MEI

Sua inscrição na modalidade deve ser feita utilizando o CNAE 8599-6/03 – Treinamento em informática.

Ainda neste texto, será possível conhecer os detalhes desta subseção em nossas tabelas, então, siga com a leitura. 

Dúvidas comuns sobre a atividade de instrutor(a) de informática independente MEI

Muitas pessoas têm vontade ou até mesmo o sonho de ter seu próprio negócio e, assim, alcançar um patamar financeiro melhor. 

E para ajudar a realizar este objetivo, entra em cena o MEI, que, desde 2008, atende milhões de brasileiros de um jeito simples e fácil. 

Se você quer entender melhor as características desta categoria, acompanhe o guia que preparamos logo abaixo. 

– Quais são as formas de atuação do instrutor(a) de informática independente MEI?

O MEI instrutor(a) de informática independente pode prestar serviços para empresas, ter sua própria escola e ainda dar aulas particulares, tanto online quanto presenciais. 

Entre as atividades que pode realizar estão curso ou ensino de informática, microcomputador e computador, além de aulas de informática e o ensino de tecnologias da informação e acesso à internet. 

– Como abrir MEI para instrutor(a) de informática independente?

A inscrição no MEI é feita de forma rápida, fácil e totalmente digital. Além disso, outra vantagem da modalidade é a ausência de custos, afinal, não existe a cobrança de nenhuma taxa para se tornar um microempreendedor individual. 

Confira o passo a passo e faça agora mesmo o seu cadastro como instrutor(a) de informática independente MEI. 

  • Acesse o Portal do Empreendedor, escolha o quadro “Quero ser MEI” e, então, clique na opção “Formalize-se”;
  • Informe todos os dados solicitados pela plataforma, tais como nome, endereço, telefone, RG e CPF; 
  • Selecione corretamente o CNAE de instrutor(a) de informática independente 8599-6/03;
  • Após isso, o sistema vai criar o Certificado MEI. Neste documento estão contidos os dados da sua inscrição e também seu CNPJ;
  • A próxima etapa será registrar justamente o CNPJ na prefeitura de sua cidade. Alguns locais fazem este procedimento pela internet, por isso, verifique em seu município. 

Viu como é fácil? Cumprindo essas indicações, o profissional está apto a trabalhar como MEI e poderá emitir notas fiscais de seus serviços. 

– Como funciona o MEI para instrutor(a) de informática independente?

Chegou a hora de conhecer o funcionamento do MEI e, logo de cara, vamos apresentar os três requisitos para que o autônomo possa integrar e permanecer nesta categoria. São eles:

  • Contratar apenas um funcionário para seu negócio em regime CLT;
  • Ter faturamento anual de até R$ 81 mil;
  • Não ser titular, sócio ou administrador de outra empresa. 

Seus participantes também precisam cumprir com as obrigações fiscais deste modelo de pessoa jurídica. 

Uma delas está relacionada ao fato de que o instrutor(a) de informática independente paga imposto sim, entretanto, trata-se de uma contribuição que engloba tributos como o INSS. 

Chamada de DAS-MEI (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), essa contribuição deve ser paga todos meses e possui um valor fixo, que não pesa no bolso dos empreendedores. 

Outro dever importante é a entrega da Declaração Anual de Faturamento (DASN-SIMEI), cujo prazo termina sempre no dia 31 de maio. 

Seu formulário está disponível na conta do usuário no Portal do Empreendedor e, nele, é preciso informar o rendimento da sua atividade ao longo do ano anterior. 

Agora vamos para a parte que interessa: os benefícios de quem é MEI instrutor(a) de informática independente.

Ao pagar o boleto DAS em dia, o microempreendedor individual terá acesso a direitos previdenciários, como aposentadoria e auxílio saúde.

Outra vantagem da categoria é a oferta de crédito facilitado em diversos bancos, além de juros mais baixos. 

– O que não se encaixa nas atividades de instrutor(a) de informática independente?

O CNAE de instrutor(a) de informática independente não permite que o profissional atue na atividade de ensino de informática de nível superior. 

A seguir, saiba mais detalhes sobre esta subseção e também sua hierarquia. 

CNAE Instrutor(a) de informática independente MEI

Hierarquia de atividades
Seção
Divisão
Grupo
Classe
CNAE

Ferramentas para a atividade de instrutor(a) de informática independente MEI 

Um computador com uma boa configuração claramente é a principal ferramenta de trabalho do instrutor(a) de informática independente MEI. 

Mas este profissional também precisa estar antenado em todas as atualizações e novidades que são lançadas em softwares que utiliza em suas aulas ou cursos. 

Caso tenha uma escola, obviamente deverá investir em computadores, impressora, mesas e cadeiras, além da estrutura necessária para receber os estudantes.