O instrutor(a) de cursos preparatórios independente é o profissional que dá aulas que servem como base para que pessoas sejam aprovadas em vestibulares e concursos públicos.

Em seu ramo, conhecimento teórico e prático são elementos importantes para que o instrutor(a) de cursos preparatórios independente consiga ensinar seus alunos de maneira eficiente, ajudando-os assim a conquistar seus objetivos. 

Instrutor(a) de cursos preparatórios independente pode abrir MEI? 

Sim, o instrutor(a) de cursos preparatórios independente pode ser MEI e usufruir de diversos benefícios e facilidades que somente esta categoria pode oferecer. 

MEiShop Meu Negócio - serviços para o MEI

A sua inscrição pode ser feita por meio do CNAE 8599-6/05 – Cursos preparatórios para concursos. 

Se quiser entender melhor a estrutura desta subseção, consulte as tabelas que serão apresentadas mais abaixo nesse texto.

Dúvidas comuns sobre a atividade de Instrutor(a) de cursos preparatórios independente MEI

Se você deseja empreender e está com receio de se tornar uma pessoa jurídica ou ainda não conhece como funciona o MEI, saiba que o guia que preparamos a seguir é perfeito para tirar suas dúvidas. 

Entenda todas as características deste modelo, como realizar seu cadastro e fique por dentro de todos os benefícios que seus integrantes têm acesso. Siga a leitura e confira. 

– Quais são as formas de atuação do instrutor(a) de cursos preparatórios independente MEI?

O instrutor(a) de cursos preparatórios independente 8599-6/05 pode atuar em cinco atividades que são bem similares. 

Entre as possibilidades de atuação deste profissional estão: curso e ensino de vestibular e pré-vestibular, escola preparatória de concursos, curso preparatório para concursos, além de ensino para concurso. 

Este autônomo tem a possibilidade de trabalhar dando aulas tanto presencialmente quanto pela internet, aumentando seu alcance. 

– Como abrir MEI para instrutor(a) de cursos preparatórios independente?

Nada de filas, idas à departamentos de órgãos públicos, dezenas de papeladas, documentos e formulários. Este cenário passa bem longe do processo de abertura do MEI. 

Para se cadastrar na categoria, basta acessar o Portal do Empreendedor, clicar na opção “Quero ser MEI” e depois selecionar “Formalize-se”. 

Na página seguinte, preencha todos os dados pedidos pelo sistema e não se esqueça de indicar corretamente o CNAE de instrutor(a) de cursos preparatórios independente 8599-6/05.

Logo na sequência, a própria plataforma vai emitir o Certificado MEI, documento que atesta seu cadastro na modalidade e informa o CNPJ do seu negócio. 

Com esses dados em mãos, realize o registro do CNPJ na prefeitura de sua cidade. Alguns locais aceitam que essa etapa também seja feita pela internet, por isso, confira como acontece em seu município. 

Cumprindo esse passo a passo, você se tornará um MEI instrutor(a) de cursos preparatórios independente e poderá emitir notas fiscais de seus serviços e obter alvará para seu negócio, caso isso seja necessário. 

– Como funciona o MEI para instrutor(a) de cursos preparatórios independente?

As características que configuram o MEI seguem as mesmas premissas simplificadas do seu cadastro. 

Um ponto que deve sempre ser levado em consideração é seguir as exigências que a modalidade requer de seus integrantes. Veja quais são abaixo:

  • Contratar, no máximo, um funcionário em regime CLT;
  • Não ser titular, sócio ou administrador de outra empresa;
  • Ter um faturamento anual de até R$ 81 mil. 

Já quando se trata das obrigações fiscais, a categoria também não decepciona. A começar pelo fato de que o instrutor(a) de cursos preparatórios independente MEI paga imposto por meio de uma contribuição mensal. 

Isso mesmo, estamos falando do famoso boleto DAS-MEI (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), que tem valor fixo e não pesa nas finanças do microempreendedor. 

Há ainda outra questão importante: a Declaração Anual de Faturamento (DASN-SIMEI). Seu prazo de entrega termina sempre no dia 31 de maio e nela, o profissional tem que informar seus rendimentos do ano anterior.  

Ao se enquadrar em todas estas características e pagando em dia o boleto DAS, o instrutor de cursos preparatórios independente MEI terá acesso a benefícios previdenciários, como aposentadoria e auxílio saúde, além de contar com crédito facilitado em várias instituições bancárias. 

– O que não se encaixa nas atividades de instrutor(a) de cursos preparatórios independente?

O CNAE de instrutor(a) de cursos preparatórios independente é bastante específico, por isso, vale a pena consultar as tabelas abaixo para entender a fundo sua estrutura e hierarquia. 

Atividades permitidas para Instrutor(a) de cursos preparatórios, independente MEI

Código Descrição

CNAE Instrutor(a) de cursos preparatórios, independente MEI

Hierarquia de atividades
Seção
Divisão
Grupo
Classe
CNAE

Ferramentas para a atividade de instrutor(a) de cursos preparatórios independente MEI 

O instrutor(a) de cursos preparatórios independente MEI deve estar sempre antenado sobre o conteúdo que é utilizado em vestibulares e concursos públicos. 

O profissional pode dar aulas específicas sobre um tema e, com isso, é capaz de se aprofundar na temática e oferecer um conhecimento de qualidade. 

Em seu dia a dia, pode usar livros, computador, impressora, celular, agenda e outros itens que vão auxiliar seu trabalho.