O cuidador de idosos e enfermos independente é um profissional que possui, cada vez mais, demanda de trabalho, visto que a longevidade da população aumentou nos últimos anos. 

Esta atividade requer que o cuidador de idosos e enfermos independente seja bem capacitado para desempenhar tal função, mas também possua grande carinho e empatia com seus pacientes. 

Seu trabalho consiste em cuidar de pessoas com problemas de saúde, que estejam acamadas ou sofram de doenças que requerem atenção especial, como é o caso do Alzheimer. 

MEiShop Meu Negócio - serviços para o MEI

Cuidador de idosos e enfermos independente pode abrir MEI? 

Sim, o cuidador de idosos e enfermos independente pode ser MEI e usufruir dos diversos benefícios que esta modalidade oferece aos seus integrantes. 

Seu ingresso na categoria deve ser feito com o uso do CNAE 8712-3/00 – Atividades de fornecimento de infraestrutura de apoio e assistência a paciente no domicílio.

Dúvidas comuns sobre a atividade de cuidador de idosos e enfermos independente MEI

O processo de formalização de uma atividade ou negócio costuma trazer questionamentos e até mesmo insegurança para boa parte das pessoas, especialmente por causa da burocracia e pelas questões fiscais.

Por isso, é importante estar bem informado sobre como é o funcionamento do MEI e para te ajudar nessa missão, preparamos um compilado repleto de dicas valiosas. Veja a seguir. 

– Quais são as formas de atuação do cuidador de idosos e enfermos independente MEI?

O trabalho do cuidador de idosos e enfermos independente MEI é fundamental para diversas famílias, que buscam auxílio especializado para que seus entes queridos recebam os cuidados de que necessitam em suas casas. 

Por isso, este microempreendedor individual precisa se dedicar a fazer cursos e treinamentos para desempenhar sua função com a qualidade necessária. 

Além disso, o CNAE de cuidador de idosos e enfermos independente permite que este autônomo realize o fornecimento de infraestrutura ou de equipamentos hospitalares para pacientes em suas casas. 

– Como abrir MEI para cuidador de idosos e enfermos independente?

Agora que você já sabe mais sobre o que é cuidador de idosos e enfermos independente, chegou a hora de ficar por dentro de como se tornar um MEI. Então, confira o passo a passo abaixo. 

  • Acesse o Portal do Empreendedor;
  • Escolha a opção “Quero ser MEI” e depois clique em “Formalize-se”;
  • Preencha todos os dados solicitados e seleciona também o CNAE de cuidador de idosos e enfermos independente 8712-3/00;
  • Feito isso, o sistema vai gerar o Certificado MEI, um documento que contém o CNPJ do seu negócio;
  • Por fim, registre o CNPJ na prefeitura de sua cidade para ter a possibilidade de obter alvará para sua atividade e emitir notas fiscais de seus serviços. 

Fique atento, alguns municípios permitem que este procedimento seja feito pela internet, por isso, informe-se como é feito em sua localidade. 

 – Como funciona o MEI para cuidador de idosos e enfermos de laticínios?

Já deu para perceber que o MEI realmente é uma modalidade bastante simplificada e essa facilidade também se reflete no momento em que o cuidador de idosos e enfermos independente MEI paga imposto.

Tudo porque esta obrigação fiscal é feita por meio de uma contribuição mensal de valor fixo denominada DAS MEI (Documento Nacional de Arrecadação do Simples Nacional).  

O profissional também deve realizar a Declaração Anual de Faturamento, a DASN-SIMEI, cujo prazo limite termina no dia 31 de maio.

E para ser um MEI cuidador de idosos e enfermos independente, será necessário ainda cumprir três requisitos: ter um faturamento anual de até R$ 81 mil, não ser sócio ou titular de outra empresa e contratar apenas um funcionário em regime CLT. 

 – Quais os benefícios do MEI cuidador de idosos e enfermos independente?

Neste momento, vamos explorar quais os direitos do cuidador de idosos e enfermos independente MEI. O pagamento em dia do boleto DAS garante aposentadoria, salário maternidade, auxílio doença e pensão por morte. 

O microempreendedor também conta com crédito facilitado em diversos bancos. 

– O que não se encaixa nas atividades de cuidador de idosos e enfermos independente?

Entre as funções que o CNAE cuidador de idosos e enfermos independente não abrange estão a atividade de enfermagem prestadas por profissionais ou por albergues assistenciais, além de clínicas e residências geriátricas. 

Saiba mais sobre esta subseção nas tabelas abaixo.  

Atividades permitidas para Cuidador(a) de idosos e enfermos independente MEI

Código Descrição

CNAE Cuidador(a) de idosos e enfermos independente MEI

Hierarquia de atividades
Seção
Divisão
Grupo
Classe
CNAE

Ferramentas para a atividade de cuidador de idosos e enfermos independente MEI 

O desempenho da função de cuidador de idosos e enfermos independente MEI não requer o investimento em ferramentas específicas, visto que a compra de equipamentos necessários para o bem estar dos pacientes é da família. 

Contudo, este profissional precisa ter conhecimento teórico e prático sobre como aplicar cuidados paliativos nas pessoas que atendem, proporcionando assim uma melhor qualidade de vida. 

Para conhecer algumas dicas sobre a atividade de MEI cuidador de idosos e enfermos, clique aqui e acesse nossa matéria especial.