Você pode ouvir a dica completa no player abaixo. Dê um play!




    Eletricista é o profissional que atua com a oferta de serviços para instalação elétrica, manutenção em redes elétricas, diagnosticar e solucionar avarias em máquinas, disjuntores e transformadores, reparos em equipamentos e fiações.

    O mercado de trabalho é bem amplo e com muitas possibilidades, com destaque para atuar com reformas, construção predial residencial e comercial, obras de grande, médio e pequeno porte, além de trabalhos em residências, empresas e também com a manutenção predial elétrica de órgãos públicos.

    Muitos profissionais são autônomos e precisam emitir notas fiscais da prestação de serviços, principalmente os que trabalham para empresas e órgãos públicos. Para atender a esta necessidade, a formalização como MEI é uma opção viável, que traz também a tranquilidade de estar amparado pelos benefícios previdenciários, como: auxílio doença, salário maternidade, aposentadoria, entre outros, além de conseguir condições de compras melhores pelo fato de ter CNPJ. A formalização ocorre através da atividade de ELETRICISTA EM RESIDÊNCIAS E ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS.

    Acesse os serviços da nossa plataforma e conheça o que a Dicas MEI tem para você e como pode auxiliar na formalização e no dia a dia como MEI.

    Para começar é importante ter equipamentos próprios de trabalho. Um bom kit de ferramentas e acessórios é fundamental e deve conter: chave de fenda, chave Philips, alicate de corte lateral, alicate de ponta fina ou “bico de pato”, alicate de eletricista, descascador de fios, canivete, lima, cinzel, martelo, furadeira com brocas para metal e cimento, serra de arco, fios de energia, arame ou fita de passagem “passa fios”, teste de tensão, lâmpada de prova, teste de continuidade, multímetro, lanterna, fita isolante e busca polo, parafusos e porcas diversos, soquetes e fusíveis.

    O valor inicial de investimento fica em torno de R$ 1.500,00 e não será um desafio a aquisição dos equipamentos e acessórios, pois são encontrados em lojas de ferragens e representantes especializados e costumam ser ofertados em kits que contém a maioria das ferramentas citadas.

    Outro ponto de extrema importância é a segurança no trabalho e o Eletricista não pode medir esforços para se precaver, pois eventuais acidentes podem acarretar sérios danos à saúde. Alguns equipamentos de proteção individual (EPI) devem ser itens obrigatórios, como: luvas de borracha tipo grossa, calçados com solado de borracha, capacete com forro de borracha, capa protetora com revestimento em borracha, viseira protetora contra centelhas e faíscas, cintos de segurança para trabalhos em alturas superiores a 2 metros, com preferência para o tipo paraquedista, escada em madeira antiderrapante emborrachada, entre outros.

    Uma das qualidades primordiais para um bom trabalho é a dedicação. Apostar na capacitação e fazer cursos agrega diferenciação profissional, além de se manter atualizado com as novas técnicas, métodos e demandas que surgem todo momento. Uma boa prática é a leitura de colunas de jornais e revistas especializadas, fazer pesquisas sobre o tema desejado através da internet por meio de sites e blogs com profissionais renomados.

    Agora se você está pensando em ser um profissional diferenciado em relação ao mercado de atuação, procure prestar trabalhos personalizados com a necessidade de cada um dos clientes, estabeleça agenda com horários especiais e reuniões em locais que facilitam a presença dele. É fundamental estar disponível. Estas atitudes ampliam a possibilidade de captar novos serviços e ganhar a simpatia e fidelidade dos clientes atuais. Pense nisto!

    Caso venha precisar de ajuda, você como MEI, pode contratar um funcionário e o ideal é que antes de iniciar os trabalhos, ele também passe por treinamentos e cursos.

    Já no marketing do negócio, as redes sociais como: Facebook e Instagram são ferramentas importantíssimas e complementares para alavancar os serviços, principalmente pela facilidade de acesso e o baixo custo envolvido. Toda a publicação de conteúdo, imagens e textos, tem que ser bem avaliados e o cliente tem que perceber que as informações estão sendo úteis para ele. Coloque também depoimentos dos clientes e imagens de serviços realizados. É fundamental solicitar ao cliente a autorização prévia para publicação do conteúdo.

    A propaganda e publicidade dos serviços podem ser feitas também através da distribuição de panfletos e cartões de visita em locais com grande fluxo de pessoas. Devem ser considerados, anúncios em revistas, jornais de bairro e rádios comunitárias. Entretanto a divulgação “boca a boca” é a mais eficaz, o que aumenta a necessidade e importância pela qualidade dos serviços prestados, pontualidade e cordialidade, além é claro de ter um preço justo.

    Uma boa prática de gestão de relacionamento é montar o cadastro com os dados pessoais dos clientes. Identifique também a melhor maneira de comunicação, se é por email, WhatsApp, telefone ou pessoalmente.

    Preste Atenção, você vai precisar também de um veículo para se deslocar e assim realizar os serviços com mais rapidez. Aproveite para colocar adesivos com os dados da empresa no carro, deixando claro que você é Eletricista e inclua o slogan “Pronto Atendimento”.